quarta-feira, outubro 22, 2008

Estrela, estrela - CeciLia convida

"Meu coração bate na ponta dos dedos, é alma de mosaico.
O cotidiano volátil modelado em bronze, esculturas de neblina, estrelas,figuras solitárias, reflexivas, fortes, frágeis, perplexas.
A vida com tantos segredos guardados; se desse para transformar tudo isso em brinquedos..."
Marilia Fayh

O resultado de um ano de e meio de trabalho duro – ela dedica, em média, seis horas de seu dia à escultura -, somado aos 25 anos de trajetória, poderá ser visto a partir do dia 28 de outubro, às 19h, na Galeria Casa Arte (Rua Cel. Bordini, 920), em Porto Alegre, quando Marilia Fayh inaugura sua nova exposição. A mostra reúne 23 peças em bronze, criadas entre 2007 e 2008 e poderá ser visitada até o próximo dia 20 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, aos sábados das 9h às 13h.

As figuras que Marília esculpe em bronze são, em sua totalidade, femininas e sugerem muito da artista: ”é o meu universo que modelo”, explica. Seu trabalho é despretensioso e reflete seu cotidiano. Não estão ligadas a uma tendência ou estilo.

As estrelas são ícones recorrentes nas peças de Marilia. “As estrelas mudam de lugar. Tudo é impermanente e isto pode ser visto sob uma ótica de brincadeira”, reflete. “A vida é criativa, muito mais criativa que a arte. A realidade sempre me surpreende pela sua diversidade, pelo inusitado. Então vou captando e exprimindo a vida com seus matizes cotidianos. Os impressionistas não se cansavam de retratar a mesma paisagem, apenas usando o recurso da luz em horários diversos. Assim, eu uso a linguagem da figura humana, nas suas muitas expressões ensolaradas ou sombrias”, analisa a artista.

Escultora, pintora e gravadora, natural de Porto Alegre, Marilia Fayh graduou-se em Publicidade, mas foi nas artes plásticas que encontrou o seu caminho. Em 1980, inicia o fazer da arte informalmente no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, sendo aluna de artistas consagrados. Abre seu atelier em 1995. Em seu currículo, constam exposições individuais e coletivas em várias cidades do Brasil e do Exterior, como Paris, Madri, Roma, Toronto, Berlim e Amsterdã. Em 2000, foi premiada com a Medalha de Ouro pela escultura de bronze “A décima Lua Cheia”, pelo Comite D’honneur du Mérite et Dévoument Français, em Paris.

Serviço:
O Quê: Nova exposição de Marilia Fayh. São 23 peças em bronze
Onde: Galeria Casa Arte (Rua Cel. Bordini, 920), Porto Alegre
Quando: Abertura dia 28 de outubro, às 19 horas.
Visitação: a partir de 29/10, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h e aos sábados das 9h às 13h.
Quanto: Entrada franca
Fotos: Zago
Informações: (51) 3013.1910 / 3013.1529
Contatos com a artista:
artfayh@terra.com.br Site: www.mariliafayh.com.br
Fones: 33384073 / 93193373
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)- Fone: (51) 84016895

Um comentário:

Ilaine disse...

" A vida é criativa, muito mais criativa que a arte. A realidade sempre me surpreende pela sua diversidade..." Bonitas palavras.

Que lindas esculturas, Cecília. Gostei muito de Marília. Se estivesse mais perto iria vê-la, com certeza!

Beijo